Thursday, November 12, 2009

Anedota da Semana

Fair-Play forever. Segundo notícia divulgada pela SIC, o braga venceu o premio fair play do mês de Outubro, em segundo lugar ficou... esses mesmos. Ainda segundo a notícia, o prémio, atribuído pelo sindicato de jogadores profissionais de futebol, pretende promover o jogo limpo e o respeito pelo adversário; então não se está mesmo a ver... touché. Desde que a FIFA atribuiu o prémio fair play a George Weah depois de este ter dado uma cabeçada em Jorge Costa que não havia prémio tão 'justo'. Falando em justiça, seria bom que o braga partilhasse o prémio com o Sr. Jorge Sousa, pelo seu contributo imprescindível nessa conquista. O JJ é que tem razão: "o fair play é uma treta".

Agora a sério, este prémio só vem dar razão à análise que aqui fiz aos acontecimentos de Braga. A equipa do braga, que até costuma ser bastante correcta, estava condicionada para aquele jogo. Os jogadores - e não só - foram influenciados e instigados para aquele ambiente; a encomenda estava feita, e quando o circo está montado há sempre uns amestradozinhos para fazer a vontade da lei do chicote. Por quem? Como diria o Malcovich naquele anúncio com o Cloney: "make an educated guess".

Por falar em anedota, parece que o presidente do Sporting já tem ajuda para quando fôr preciso andar à estalada com algum adepto. Ponham-se a pau...