Thursday, November 12, 2009

O Meu 2º Clube

Não é um, são vários e (quase) todos eles com alguma ligação ao Benfica: Santa Clara, Casa Pia, Salgueiros, e Física de Torres Vedras.

Santa Clara

Sou adepto de todas as casas e filiais do Benfica; delas destaco o Santa Clara por ser dos Açores.

Casa Pia

Aqui basta recordar que os 24 fundadores que em 28 de Fevereiro de 1904 se reuniram na farmácia franco em Belém para formar o Sport Lisboa eram casa pianos, entre os quais o grande Cosme Damião. Para além disso é uma instituição secular de apoio a crianças desfavorecidas (apesar das polémicas recentes) com uma vasta obra social de grande relevância.

Salgueiros

Também são vários os factos que ligam o Salgueiros ao Benfica. A fundação ocorreu após um Porto-Benfica em 1911, em que se decidiu que o clube iria equipar "à Benfica" por oposição ao futuro rival da cidade; o Salgueiros, tal como o Benfica, também incorpora sport na sua designação; a mascote do Salgueiros é a Águia (mas não é a Águia Vitória); a claque principal do Salgueiros é a Alma Salgueirista o que desde logo remete para a mística benfiquista.

Física

O país desportivo não se esgota no futebol, e a Física de Torres Vedras é um dos clubes extra-futebol mais ecléticos a nível nacional; actualmente o treinador da sua equipa de hoquei em patins é o antigo capitão do Benfica, Vitor Fortunato.

Outros clubes

Existem clubes em modalidades de que o Benfica não dispõe que são um 1º clube emprestado - mas só nessas modalidades, claro. Exs: Hoquei em Campo (Futebol Benfica), Ciclismo (CC José Maria Nicolau), Polo Aquatico e Pentatlo Moderno (ambos Clube Natação da Amadora).